6 Inovações na Fisioterapia

Compartilhe:

Não é novidade para ninguém que a chegada da tecnologia e/ou internet facilitou o trabalho de muitos profissionais, mas como ela interferiu na fisioterapia?

Preparamos este infográfico com 6 inovações da fisioterapia:

Gameterapia 

Com a recorrente reclamação de exercer os mesmos movimentos e levar pesos ser “chato”, a fisioterapia abriu as portas para uma grande inovação. E foi assim, procurando formas de deixar a fisioterapia menos monótona, que nasceu a gameterapia. Essa técnica estimula os pacientes com atividades diferenciadas e tem resultados ótimos. Os videogames possuem sensores que analisam os movimentos e os avaliam conforme a pré-descrição dos fisioterapeutas.

 

Realidade Virtual 

Os óculos de realidade virtual são um método de bastante eficácia também. De acordo com uma pesquisa realizada, as pessoas que fizeram esse tratamento executaram uma perfomance 5 vezes melhor que as que optaram pelo tradicional. Isso acontece porque mesmo sendo uma realidade virtual, o cérebro consegue reconhecer e enviar comando aos músculos, além de ter diferentes ambientações e promover maior engajamento, o que potencializa os resultados.

Trajes Robóticos

Feitos de alumínio e titânio, os trajes robóticos tem recebido mais atenção no cenário da fisioterapia. Durante a reabilitação, o fisioterapeuta irá acompanhar o paciente e ajudá-lo nos primeiros passos, assim ele irá coletar os dados e passar para o traje. Dessa forma, ele reconhece o tamanho das passadas do paciente e os estímulos antes de andar. Logo, o paciente poderá caminhar apenas com o auxílio do traje.

 

Eletroterapia 

A eletroterapia funciona a base de descargas elétricas nos músculos. Ele é feita para evitar a atrofia de alguns músculos por desuso. Quando é enviada um fluxo de energia para os músculos, o cérebro irá responder de forma “natural”. Esse tratamento também é utilizado em pacientes com dores e/ou desconfortos, o que irá mudar de um tratamento para o outro é a intensidade e local de aplicação.

Processos avançados de triagem 

Na era da hiperconectividade ficou muito mais fácil ter acesso a vários conteúdos que estão disponibilizados na internet. Os avanços da tecnologia na fisioterapia só têm agregado valor a profissão e por isso os profissionais da área têm se tornado mais capacitados. Hoje já existem sites e blogs sobre fisioterapia, canais no youtube, ebooks e até mesmo aplicativos.

 

Phast

A Phast é uma empresa criada por duas grandes Fisioterapeutas: Dra. Natália Bittencourt e Dra. Luciana De Michellis. Após 15 anos de estudos aprofundados, elas desenvolveram uma plataforma de ensino incrível que auxilia os fisioterapeutas no raciocínio clínico na avaliação para prevenir lesões no esporte. Você pode usar o Phast App e o Canal Phast para evoluir sua carreira. Lá você encontra várias aulas, testes, Fóruns, Webinars e outros conteúdos de altíssima qualidade com os melhores fisioterapeutas.

Explore mais

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato com a equipe Phast