Como triar tendinopatia patelar

Compartilhe:

A tendinopatia patelar (TP) acomete atletas envolvidos com alta demanda de saltos. Tipicamente o protocolo excêntrico tem sido aplicado nos casos de TP com o objetivo de remodelação tecidual no tendão (Woodley et al, 2007, BJSM). Mas cuidado! Ele se aplica somente nos casos de presença de anormalidades morfológicas visualizadas em exames de imagem (US, RM) ou tendinose.

Em alguns casos, um atleta pode ter dor no tendão, mas não apresentar acometimento no corpo do tendão (Malliaras et al, 2006, BJSM)! Como o fisioterapeuta pode diferenciar atletas que são sintomáticos que tem ou não essas alterações morfológicas no corpo do tendão?

 

Um estudo foi desenvolvido para responder essa pergunta. Mendonça et al (2016, JOSPT) investigou a acurácia (capacidade de precisão de diagnóstico) do questionário VISA-P, do agachamento unipodal no plano inclinado e da história de dor no tendão patelar nos últimos 6 meses. Esses critérios são tipicamente utilizados para identificação clinica de indivíduos com TP e poderiam ser utilizados como ferramenta para auxiliar na identificação de indivíduos com resultados positivos/negativos para anormalidades morfológicas no ultra-som.

Os resultados revelaram que a maior acurácia foi atingida com o uso combinado dos 3 testes e não cada um isoladamente. Quando o atleta não possui história de dor, pontua no VISA-P acima de 88 e não sente dor no tendão patelar durante o agachamento unipodal no plano inclinado, reduz em 25% a probabilidade de não ter alterações morfológicas no tendão patelar. Neste caso, se o seu atleta tem dor no tendão patelar, provavelmente se trata de paratendinite (inflamação do envoltório do tendão, sem acometimento do corpo do tendão) e o protocolo excêntrico não seria indicado! Use medidas antiinflamatórias e investigue as causas de sobrecarga no para tendão.

Observe a resposta clinica do seu atleta com essas intervenções. Nos casos de evolução limitada, solicite um exame de ultra-som para confirmação! Texto escrito pela presidente da Sonafe e professora da UFVJM @lucianademichelis.

Explore mais

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato com a equipe Phast