Mau alinhamento do complexo do pé

Compartilhe:

O mau alinhamento do complexo do pé pode aumentar a demanda no sistema musculoesquelético e gerar sobrecargas nos membros inferiores (Resende et al , Gait and Posture. 2014).

 

Com a movimentação repetitiva de gestos esportivos, o praticante pode ficar mais susceptível para lesionar. Nesse sentido, a avaliação do alinhamento do antepé e do retropé deve fazer parte da rotina de avaliação do fisioterapeuta.

O alinhamento perna-antepé é uma medida descrita por Mendonça et al (2013, JAPMA) que possui excelente índices de confiabilidade e se propõe a permitir a mensuração do alinhamento do pé de forma rápida e confiável. E com o objetivo de torná-la mais aplicável em contextos clínicos, nos quais os recursos tecnológicos são escassos, Diniz et al (submitted JAPMA, 2017) investigaram a correlação entre as medidas de alinhamento perna-antepe com fotogametria e goniometria.

Os resultados indicaram uma correlação de 0.73 (SD= .55-.84; p<0.001), o que permite o uso clínico do goniômetro para quantificar o angulo determinado pelo teste. A confiabilidade da medida de alinhamento perna-antepé com goniometria é considerada boa, com um coeficiente de correlação intra-classe de 0.81 para a confiabilidade intra-examinador. Fisioterapeuta, acesse o PHAST e saiba o passo-a-passo de execução do teste de alinhamento perna-antepe! Lá você também encontrará outros testes!

Explore mais

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato com a equipe Phast