Loading…

BAIXO RISCO DE LESÃO E ALTA PERFORMANCE

PHAST é uma ferramenta de avaliação fisioterapêutica para análise do perfil funcional e de risco de lesões de forma prática e inovadora.
Saiba Mais

Por que coletar o histórico de lesões durante a avaliação?

Para algumas lesões esportivas, um dos fatores de risco indicados na literatura é a ocorrência de lesão pregressa. Ou seja, o histórico de lesões do atleta é uma informação importante para se entender a probabilidade do atleta sofrer uma nova lesão (Freckleton et al, 2013).  Sugimoto et al (2018) realizaram uma pesquisa com 160 jovens jogadoras de futebol da Europa, EUA e Canadá buscando avaliar os fatores de risco associados ao histórico de lesão para essa população. Das atletas que apresentaram histórico de lesão (66,9%), algumas características eram mais presentes: maior idade, maior peso, maior IMC, mais horas de treino por semana e mais temporadas jogadas ao longo da carreira.


Nesse estudo, as avaliações se iniciaram com o preenchimento de um questionário online sobre o histórico de lesão da atleta, posição(ões) que joga em campo e hábitos de vida como participação no esporte, carga de treino, dieta e sono. Foram coletados dados como idade, altura, peso, horas de treino, jogos por mês, participação em outros esportes, força muscular de quadril e joelho e ADM articular, pois estes são apresentados como fatores de risco para lesão na literatura (Nilstad et al, 2014).


As atletas foram separadas em dois grupos: atletas que jogam em apenas uma posição e atletas que jogam em duas ou mais posições no futebol. As jogadoras que atuavam em apenas uma posição, apresentaram uma maior quantidade de lesões pregressas. As meio-campistas, no grupo de atletas que jogam em apenas uma posição, e meio-campistas+atacantes no grupo que joga em mais de uma posição, foram as jogadoras mais acometidas por lesões. Entretanto, não foi verificada relação DIRETA entre posição de jogo e lesão. Ainda nesse estudo, a entorse de tornozelo foi a lesão mais prevalente em todos os grupos.

 

Os autores sugerem a inclusão de treinos preventivos para atletas jovens focados na estabilização articular e variabilidade de movimentos e de estratégias para manutenção de peso, controle do sono e da carga de treino.
Durante o processo de avaliação, identifique as lesões pregressas de seus clientes! O PHAST pode te auxiliar nisso!

#phast #atletas #esportes #avaliarparaprevenir #physiotherapy #lesoes #prevençãodelesão