Prejuízos causados por uma perda de mobilidade articular

Compartilhe:

A diminuição ou perda da mobilidade articular pode interferir no desempenho físico, pois gera compensações e desequilíbrios musculoesqueléticos que certamente facilitam o acometimento de lesões.

Uma compensação bem frequente é a projeção dos joelhos medialmente (valgismo dinâmico) durante o agachamento. Nos primeiros graus de flexão, a causa mais comum é a ativação deficitária ou fraqueza da musculatura na região do quadril e lombar (Powers, 2003). A partir dessa ADM, normalmente a origem desse padrão de movimento está associada à deficiência de mobilidade no tornozelo, quadril ou ambos. Logo, uma pequena dica é VOLTAR A ATENÇÃO PARA AS ARTICULAÇÕES ADJACENTES à região em questão.

Esse raciocínio pode ser utilizado para todas as articulações. No momento em que as articulações de mobilidade perdem sua característica, a próxima articulação estabilizadora será acionada para produzir uma mobilidade compensatória, favorecendo o efeito cascata até a lesão. Já as articulações de estabilidade tem por função promover uma situação segura para produção de força e potência, bem como permitir o correto deslocamento dos segmentos corporais preservando os tecidos moles.

Diante dessa descrição, é imprescindível que o trabalho atencioso às articulações, principalmente ao ganho de mobilidade, deve estar presente na programação diária, seja para manutenção ou aquisição dos parâmetros seguros. No box, o trabalho de mobilização deve ser uma atividade obrigatória antes de qualquer treino, e antes até do aquecimento. Mas para identificar corretamente quais são as prioridades, o grande segredo é a avaliação. Acesse o PHAST e conheça os testes padronizados e confiáveis para otimizar a sua avaliação!

#PHAST #3ForumPhast #Crossfit #CorridadeRua #Fisioterapia #esportes #atletas #prevençãodelesão #PhysicalTherapy #App #fisioterapiaesportiva #riscodelesão #avaliaçãofísica #lesãonoesporte #Injuryrisk #Sportsinjury #Sportsphysiotherapy #fisioterapiaesportiva

Explore mais

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato com a equipe Phast