Loading…

BAIXO RISCO DE LESÃO E ALTA PERFORMANCE

PHAST é uma ferramenta de avaliação fisioterapêutica para análise do perfil funcional e de risco de lesões de forma prática e inovadora.
Saiba Mais

Quais doenças podem ser prevenidas com a prática de atividades físicas?


Independentemente do ambiente que frequentamos, sempre ouvimos as pessoas, mesmo as mais desinformadas, falando que as atividades físicas são ótimas para a saúde. Mas, quais doenças podem ser prevenidas? Como e com qual frequência realizá-las? A World Confederation for Physical Therapy (WCPT), entidade máxima da Fisioterapia, criou um documento dando algumas dessas respostas.

70% ou mais do nosso tempo acordados, passamos na posição SENTADA. É claro que a rotina nos leva a adotar essa posição, trazendo várias adaptações morfológicas que prejudicam nossa FUNCIONALIDADE. Além disso, inúmeras doenças associadas ao sedentarismo aparecem, como câncer de mama, doenças cardiovasculares, Diabetes Melitus tipo II e hipertensão. O sedentarismo carrega o título de quarto maior fator de risco para mortalidade por ser responsável por 6% das mortes do mundo.

Para evitar todas essas comorbidades e diminuir o risco de morte, é necessário realizar pelo menos 150 minutos de atividade física em intensidade moderada, ou seja, 30 minutos por dia.

O paciente não tem 30 minutos por dia para atividades físicas? Instrua-o a fazer pelo menos 75 minutos por semana, em intensidade vigorosa, com um esforço cardiorrespiratório ainda maior. Melhor ainda se for possível conciliar  com dois treinos de força e equilíbrio por semana. Que tal tirarmos nossos pacientes das redes sociais e do computador por um tempo para se exercitarem? Eles gostam de ciclismo? Pilates? Corrida? Somos profissionais qualificados para orientar e prescrever exercícios!