Loading…

BAIXO RISCO DE LESÃO E ALTA PERFORMANCE

PHAST é uma ferramenta de avaliação fisioterapêutica para análise do perfil funcional e de risco de lesões de forma prática e inovadora.
Saiba Mais

Saiba como identificar e prevenir o estiramento dos IQS

Descrito inicialmente para jogadores de futebol australiano, o teste Single Leg Hamstring Bridge (SLHB), identifica indivíduos que possuem histórico de estiramento de isquiossurais (IQS). Considerando que o estiramento de IQS é a lesão mais prevalente no futebol profissional, traçar estratégias preventivas para reduzir a sua incidência, reincidência e tempo de afastamento é mandatório.

A única forma de se traçar boas estratégias preventivas, é se basear nos resultados de uma boa AVALIAÇÃO. A literatura mostrava diferentes formas de avaliar propriedades dos IQS como flexibilidade e força deste grupo muscular, mas Freckleton et. al (2013) desenvolveram este teste que avalia duas propriedades importantes: FORÇA E RESISTÊNCIA dos IQS com posicionamento de quadril e joelho em angulações funcionais. Ou seja, o SLHB avalia a FUNÇÃO dos IQS, identificando de forma confiável os atletas com histórico de nessa musculatura.

Como interpretar os resultados?

Freckleton et. al (2013) demonstrou que atletas que realizaram em média 20 repetições foram aqueles que possuíam histórico de estiramento de IQS. Essa média foi menor em relação ao grupo de atletas sem histórico de lesão, que realizaram 26 repetições (Tsaklis, 2015) (Presland, 2018).

Meu atleta fez poucas repetições no SLHB! E agora??

As evidências científicas mais atuais propõem que seja feito, dentre outras técnicas, fortalecimento em posição alongada, fortalecimento excêntrico e fortalecimento isométrico dessa musculatura como estratégia preventiva (Schmitt et al, 2012).

Como avaliar?

Acesse o PHAST para saber todos os parâmetros e posicionamento correto do paciente para realizar o teste da maneira mais fácil e confiável.