Loading…

BAIXO RISCO DE LESÃO E ALTA PERFORMANCE

PHAST é uma ferramenta de avaliação fisioterapêutica para análise do perfil funcional e de risco de lesões de forma prática e inovadora.
Saiba Mais

Teste os rotadores laterais e muito mais

A função dos músculos rotadores laterais (RL) do quadril tem sido relacionada com a melhora do padrão de movimento em tarefas em cadeia cinética fechada (NAKAGAWA, 2008), como agachamento unipodal, marcha, salto e corrida (FERBER 2007; POWERS, 2003; BITTENCOURT et al., 2012). Kollock et al (2016) investigou militares com lesões sintomáticas dos membros inferiores (MMII) que apresentaram menor força dos músculos rotadores laterais do quadril em comparação aos participantes assintomáticos.

Clinicamente é necessário o fisioterapeuta aplicar um teste confiável e acessível para avaliar a função dos músculos RL do quadril. Sakamoto et al (2009) avaliou a ativação do músculo glúteo máximo durante 4 exercícios tipicamente realizados em atendimentos fisioterápicos. Observou-se maior ativação do músculo glúteo máximo durante a realização do exercício em decúbito ventral com extensão associada à rotação lateral do quadril e joelho fletido.

Nesse sentido, foi realizado um estudo de confiabilidade do teste de função dos músculos rotadores laterais do quadril (Silva & Mendonça, 2017) indicado no aplicativo PHAST e encontrou-se confiabilidade teste-reteste excelente (CCI= 0.93 (IC 95% : 0,75 – 0,98). Podem ser quantificadas no teste o número de repetições executadas por cada membro inferior, assim como registradas as compensações mais recorrentes. O registro dessas informações agregam valor no relatório fisioterápico.

Acesse o PHAST e conheça mais testes padronizados e confiáveis para incorporar à sua prática clínica.