Loading…

BAIXO RISCO DE LESÃO E ALTA PERFORMANCE

PHAST é uma ferramenta de avaliação fisioterapêutica para análise do perfil funcional e de risco de lesões de forma prática e inovadora.
Saiba Mais

Você sabe a importância dos registros de lesões?

Os registros de lesões, feitos adequadamente, de uma equipe esportiva, assim como as condições de saúde no geral, são essenciais para se ter controle dos principais motivos de afastamento dos atletas dos treinamentos ou jogos.

 

O estudo de Clarsen et al (2013), através do Oslo Sports Trauma Research Center (OSTRC) Questionnaire on Health Problems, verificou 617 problemas de saúde durante 40 semanas em 142 atletas noruegueses de diferentes modalidades esportivas que se preparavam para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres. Dessas 617 condições de saúde, 329 eram doenças e 288 lesões, sendo que as lesões por overuse corresponderam a 49%.

 

Considerando a grande prevalência deste tipo de lesão e o registro subestimado da mesma pelos fisioterapeutas, os pesquisadores desenvolveram um questionário validado e confiável para registrar este e os demais problemas de saúde, como lesões agudas e doenças existentes em grupos grandes e heterogêneos de atletas.

 

Neste estudo, os médicos e fisioterapeutas responsáveis por cada delegação recebiam semanalmente os relatórios gerados com o registro dos atletas, intervindo e orientando os atletas quando necessário. Essa estratégia pode justificar o leve aumento das lesões agudas em relação às por overuse no follow-up.

 

Os autores concluíram que por meio desse rastreamento, é possível  entender o maior motivo de afastamento dos nossos atletas de treinos e/ou jogos, a extensão do problema quanto às alterações de função do SME e também de participação social. Sendo assim, seria viável elaborar estratégias no sentido de reduzir a reincidência de lesão, o surgimento de novas lesões, o tempo de afastamento e auxiliar no controle à carga de treino imposta a estes atletas.

 

A etapa de registro correto das lesões por meio de questionários faz parte do processo de avaliação. Avaliar para prevenir.

 

#phast #phastapp #lesões #avaliarparaprevenir #physiotherapy #fisoterapia #fisioterapiaesportiva #atletas #esportes #atividadefisica #prevençãodelesão #releaf #maxrecovery #saudeetecnologia