Agachamento é um exercício para glúteo ou quadríceps?

Compartilhe:

Vamos aos fatos:

1 – Para agachar é necessário ativação dos extensores do quadril-EQ (glúteo max e isquiossurais); extensores do joelho (quadríceps) e tríceps sural.

2 – Para ganho de força é necessário ativação de 50-60% da CVM (contração voluntária máx. com EMG) (Myers, 2007). Entretanto, como agachar é uma tarefa em cadeia fechada e um segmento corporal depende do outro, a ativação desses grupos musculares varia muito.

O estudo muito citado de Bryanton (JSCR. 2012) demonstrou que agachar profundo (mais de 105 graus) é mais efetivo para maximizar a ativação do quadríceps e melhorar a performance. Enquanto que agachar até 90 graus com 90% de 1RM teve maior ativação dos extensores do quadril e tríceps sural.

 

Vale ressaltar aqui que este estudo não isolou o GMax, mas sim analisou os extensores de quadril. No estudo de Bryanton, durante o agachamento com 90% 1RM, os EQ chegaram a 76% da CVM. Como os isquiossurais fazem 50% deste trabalho (Waters, J Bone Joint Surg Am), o Gmax, então, terá acionado aprox. 38% da CVM. Valor abaixo dos 50-60% CVM recomendado para fortalecimento muscular.

O GMAX é extensor do quadril, rotador externo e abdutor e sua fraqueza está relacionado com dores e lesão no joelho (Khayambashi, 2016). Além disso, o GMax é foco de atenção durante os treinamentos resistidos (musculação). A conclusão é: agachamento bipodal até 90 graus com 90% de 1RM ativa o GMax em aprox 38% da CVM, enquanto agachamento profundo é mais efetivo para acionar o quadríceps. Entretanto, o agachamento unipodal ativa o GMAX em 59% da CVM.

Agachamento é um excelente exercício e de ser selecionado de acordo com o objetivo do profissional, baseado em uma ótima avaliação e levando em consideração as disfunções e capacidades do cliente. studem e evitem radicalismos.

Texto de @nataliabittencourt_fisio.

Explore mais

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato com a equipe Phast