Medida de ADM de Dorsiflexão: como avaliar?

Compartilhe:

Sabe-se que uma ADM de dorsiflexão ADEQUADA é necessária para o desempenho de atividades funcionais como andar, correr, subir escadas, agachar, entre outras. A RESTRIÇÃO desse movimento é comumente observada após lesão ou imobilização (BENNELL et al., 2016). A limitação da dorsiflexão também foi apontada como um fator que contribui para LESÕES por excesso de uso do membro inferior e do pé (Hughes et a1 1985, Warren e Jones 1987).

Considerando que a restrição da ADM de dorsiflexão está relacionada como fator de risco para diversas lesões, foi necessária a criação de ferramentas para AVALIAÇÃO e consequente PREVENÇÃO desses quadros. Vários métodos têm sido relatados na literatura como medida, os mais comumente usados, avaliam a DF de acordo com a distância do hálux até a parede (ICC: 0,99) e o ângulo entre o eixo tibial e a vertical utilizando um inclinômetro (ICC: 0,97).

Esse teste tem excelente confiabilidade (ICCs entre 0,97 e 0,99), apresenta custo baixo, é rápido e tem a necessidade de equipamento mínimo para ser realizado. Trata-se de um teste mais funcional, pois a medida é feita com o indivíduo em cadeia cinética fechada, permitindo a aplicação de carga sobre a articulação, o que possibilita simular bem a ADM de dorsiflexão nas atividades de vida diária. Pessoas que tem contraindicação ao suporte de peso (fraturas, por exemplo) não podem fazer o teste.

Qual aplicabilidade do teste de avaliação da medida de ADM de dorsiflexão?

Os testes investigam possíveis restrições da ADM de dorsiflexão para poder associar os valores com a presença de condições patológicas e/ou padrões alterados de movimento. Portanto, são peças-chave no contexto preventivo, pois indicam quando intervenções devem ser feitas a fim de evitar que possíveis quadros lesivos aconteçam em decorrência de uma restrição do movimento de dorsiflexão.

Ficou interessado em saber como avaliar e interpretar os resultados?

Acesse o PHAST para saber todos os parâmetros e posicionamento correto do paciente e do inclinômetro para realizar o teste de maneira mais fácil e confiável!

SAIBA MAIS! Faça parte do grupo do Telegram PHAST TALKS e confira o Podcast exclusivo sobre o tema enviado no grupo. QUERO ENTRAR AGORA

Explore mais

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato com a equipe Phast