Origem do treinamento funcional

Compartilhe:

O Treinamento Funcional (TF) planejado por Fisioterapeutas deve iniciar com uma avaliação sistematizada para estabelecer os objetivos de acordo com as disfunções encontradas nos clientes.

O TF pode ser aplicado durante o processo de reabilitação ou prevenção.

Atenção: Não existe exercício funcional verdadeiro. O que existe é movimento esportivo ou AVD que queremos aprimorar através do treino funcional, que será a forma como os sistemas operam e produzem movimento coordenado (Mel Stiff, JSCR. 2002). Dessa forma, não basta colocar exercícios de base instável e chamar de funcional, pois a função pode melhorar também com trabalhos de hipertrofia dos MMII. Este, também está associado a melhora nos parâmetros da marcha e equilíbrio (Fiatarone, JAMA).

 

 

Fique atento ao realizar exercícios no bozu ou boia (base instável), pois pode ocorrer redução na EMG de 40% e redução de 70% da força MMII (Wahl et al, 2008. JSCR). Base instável pode ser indicada para trabalhar estabilidade articular, através do controle neuromuscular (habilidade de recrutar apropriadamente os músculos necessários para determinada atividade).

Conclusão: Avalie seu cliente e elabore a rotina de exercícios compatível com objetivos, necessidades e habilidades individuais. Cuidado com modismos. Pense antes de fazer.

Explore mais

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato com a equipe Phast