Exercício de estabilização ou propriocepção?

Compartilhe:

Defina propriocepção: senso de posição do segmento corporal e percepção de movimento

Os exercícios com base instáveis são erroneamente chamados de “exercícios de propriocepção”.
Na verdade, nesses exercícios são trabalhos o controle neuromuscular do MMII e também o controle do centro de massa. (Filipa et al.,2010. JOSPT). Fatores fundamentais para redução de lesão. Ou seja, o foco é melhorar a estabilidade articular, que depende da Rigidez, e da interação complexa entre os sistemas sensoriais, SNC e Sist. Musculo-esquelético (Chimielewski and Hewett , 2011)

Mas então o que é estabilidade articular dinâmica? É a habilidade do segmento corporal retornar a posição/condição original após uma perturbação mecânica ter sido imposta (Wagner, 199. J Theor Biol)

Além disso, alguns estudos demonstraram que a Propriocepção não melhorou após exercícios com base instável (Holm et al., 2004. Clin J Sport Med) e o reflexo ligamento-muscular ativa com 86 ms, sendo que uma lesão ligamentar pode ocorre em 34 ms. Ou seja, o reflexo é atrasado em relação ao tempo da lesão. Dessa forma, os exercícios de estabilização articular para MMII (base instável) permite que o cliente explore as propriedade do SME, como força, co-contração, rigidez e informações ambientais para que a melhor estratégia de estabilização seja desenvolvida (Fonseca et al., 2007).

Explore mais

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato com a equipe Phast