Entorses de tornozelo são uma das lesões mais recorrentes no esporte. Sabe-se que um retorno prematuro ao esporte pode gerar sobrecarga e causar lesão no tornozelo(Konradsen, Bech, Ehrenbjerg, et al. 2002; Anandacoomarasamy et. al. 2005; Doherty et. al. 2016).
5 domínios foram criados:
Dor, Deficiência no tornozelo, Percepção do Atleta, Controle Sensório-motor e Desempenho esportivo/funcional – ( PAASS )
Dessa forma, torna-se fundamental o estabelecimento de critérios para orientar o retorno dos atletas ao esporte e, por isso, produziram um consenso informando alguns itens fundamentais para uma avaliação assertiva em pacientes que sofreram entorse de tornozelo. Confira o passo a passo desenvolvido pelos pesquisadores. Smith et. al. (2021).
Esse estudo possui a metodologia Delphi de pesquisa, sendo incluídos profissionais de saúde de 19 países e 15 esportes diferentes, entre eles vôlei, futebol, handebol, rugby e tênis.
A estrutura PAASS proposta no estudo nos mostra novamente a importância de um critério de avaliação bem estabelecido.O Phast pode te ajudar nisso, aqui estão alguns testes recomendados por nossos especialistas para avaliação da entorse de tornozelo
- Perimetria em 8 do tornozelo;
- ADM de dorsiflexão;
- Força de inversores de tornozelo;
Ref: Smith, MD et. Al. Br J Sports Med. 2021
Quer aplicar este e outros testes? Baixe agora o nosso aplicativo e venha fazer parte do time Phast!