Correlação entre a amplitude da dorsiflexão do tornozelo e síndrome da dor paletofemoral

Compartilhe:

O estudo de Silva et al. (2018) verificaram a confiabilidade clínica da mensuração da amplitude de movimento (ADM) de dorsiflexão do tornozelo com descarga de peso e analisou se existe uma correlação entre a limitação da dorsiflexão de tornozelo e a dor patelofemoral. 

– Participaram do estudo 67 mulheres, com idade média de 34 anos. As participantes foram alocadas em dois grupos: grupo controle (n=23) e grupo dor patelofemoral (DFP) (n=23). 

Dois examinadores avaliaram a dorsiflexão ativa (lunge test) em ambos os tornozelos em dois momentos para a confiabilidade inter-examinador e intra-examinador.

Foi observado no grupo DFP que a ADM média de dorsiflexão foi de 17,7 graus e grupo controle de 35,3 graus  (direito) e 17,1 e 32,9 (esquerdo).

  • A redução da ADM de dorsiflexão está associada ao aumento do movimento do quadril e do joelho no plano frontal e transversal e com a redução da mobilidade do joelho no plano sagital durante o agachamento (Rabin , 2010).
  • A cinemática alterada tem sido observada em disfunções dos MMII e acredita-se que a limitação da ADM de dorsiflexão desempenhe um papel importante na patogênese da dor patelofemoral (Silva et. al. 2018).
  • A flexão do joelho durante o agachamento é importante para reduzir o centro de massa e sua limitação pode resultar em uma compensação do quadril e do joelho no plano frontal (Rabin., Portnoy, Kozol, 2016).
  • Não existe um consenso sobre valores de ADM ideais, mas existem trabalhos que demonstram que uma ADM com 45° em descarga de peso e 22° sem descarga de peso sejam valores normativos esperados para população (Malliaras, Cook, Kent, 2006).
  • Pessoas com limitação na ADM de dorsiflexão apresentam maior pico de torque de rotação lateral do joelho durante o movimento de agachamento. O aumento na rotação lateral do joelho também eleva o vetor de força do quadríceps mais para lateral e, portanto, pode aumentar a sobrecarga na articulação femoropatelar e possivelmente levar à dor do joelho ao longo do tempo (Silva, et al. 2018).

Você sabia que o teste para avaliar a ADM de dorsiflexão está presente no Phast App? Além disso temos o passo a passo descrito por vídeo caso você tenha dúvida! 

Ficou interessado ? Baixe o Phast! Temos este teste e uma avaliação personalizada para dor patelofemoral e inúmeras outras condições musculoesqueléticas.

ASSINE: iOS e Android  

 

 

Explore mais

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato com a equipe Phast