O Star Excursion Balance Test (SBET) tem sido muito usado na clínica para AVALIAR equilíbrio dinâmico e controle postural (HERTEL et al., 2016).
Este teste requer uma combinação de força nos MMII, coordenação, equilíbrio e mobilidade.
O SEBT vem sendo aplicado em diferentes esportes, na identificação de atletas com instabilidade crônica do tornozelo e para estimar lesão de MMII (Stiffler et al., 2015). NA PRÁTICA: O teste é de execução rápida e pode ser aplicado em menos de 8 minutos. Além disso, possui baixo custo financeiro e alta aplicabilidade. São necessárias três fitas métricas. A primeira fita fixada no chão representa a direção anterior. Com um goniômetro, marque 135º entre a direção anterior e as demais direções (póstero-medial e póstero-lateral), que deverão estar a 90º entre si. O examinador mede o ponto mais distante que o indivíduo alcança com a ponta do hálux nas 3 direções. (HERTEL, 2006).
USE NA ALTA: este teste pode ser usado na decisão do retorno do cliente a prática da atividade e às competições, identifica assimetrias dinâmicas e ausência de déficits após reabilitação RISCO = São considerados atletas em risco os que apresentarem assimetrias acima de 4cm de diferença de um membro para o outro na direção anterior e escore composto abaixo de 94% (Plisky et al, 2009).