Sabe-se que as lesões de atletas em todos os esportes geram um prejuízo e atraso tanto para o atleta lesionado, quanto para a competição em si (Polinder S, 2016). No futebol não é diferente, já que é esperado que alguns jogadores tenham algum tipo de lesão no decorrer da temporada (Polinder S, 2016). Mas quanto isso impacta o clube como um todo? Quais os custos da ausência de um jogador por mais ou menos tempo?
O futebol é um esporte de contato, onde as equipes necessitam de demandas físicas intensas podendo ser, corrida em alta velocidade, salto e mudança de direção (Eliakim et al., 2020). Sendo assim, os jogadores estão propensos ao contato e ao não contato, podendo gerar diferentes formas de lesões.
Eliakim et al., 2020 foi analisaram quanto uma lesão esportiva vale no campeonato inglês Premier League. Nesse sentido, foi visto que várias são as abordagens para se contabilizar a carga financeira de uma lesão em temporada, mas a mais utilizada é registrar as lesões com perda de tempo e contar o número total de dias afastados devido a elas.
No artigo citado o objetivo foi estimar o efeito das lesões no desempenho das equipes na Premier League e contabilizar as influências prejudiciais das lesões na renda das equipes. Para isso, os autores utilizaram uma análise de regressão calculando as estimativas para cada equipe, nas temporadas de 2012-2017, comparando com o resultado real. Por fim analisaram as lesões que tiveram, e calcularam através de uma regressão linear para comparar a diferença dos resultados.
Com isso, pode-se estimar que um clube da Premier League cai em média seis posições na tabela, em comparação ao final esperado. Essa queda de seis posições se traduz em uma média estimada de £ 36 milhões. Segundo o modelo de regressão linear, aproximadamente 136 dias perdidos devido a lesões causam a uma equipe a perda de um ponto da liga, podendo gerar danos financeiros substanciais.
O estudo ressalta a importância de um programa de prevenção de lesões bem aplicado seguindo a capacidade e demanda específica do clube. Sendo assim, várias são as formas para se aplicar uma prevenção efetiva em uma equipe.
Pensando nisso, o PHAST é um aplicativo que gera resultados parametrizados com identificação perfil de risco do atleta, indicando os componentes do sistema musculoesquelético que precisam de atenção do fisioterapeuta no contexto preventivo do seu cliente. Siga o PHAST nas redes sociais e fique por dentro do universo preventivo!
Ficou interessado em saber como o PHAST funciona?
Baixe gratuitamente pela App Store ou Play Store e seja PHAST!