Fatores biomecânicos associados com o tempo para completar a tarefa de mudança brusca de direção (cutting)

Compartilhe:

A habilidade de mudança brusca de direção é um importante componente de muitos esportes de campo, incluindo futebol (Bloomfield et al., 2007), rugby (Green et al., 2011) e jogos gaélicos (Keane et al.,2010). Treinadores buscam, através de exercícios, intervir em fatores que limitam o desempenho dessa habilidade. Sendo assim, é importante que fatores biomecânicos relacionados com a performance da mudança brusca de direção sejam identificados (Chaouach et al., 2012; Jones et al., 2009; Sekulic et al., 2013; Sheppard et al., 2006).

O estudo de Marshall et al., 2014 teve como objetivo identificar fatores cinéticos e cinemáticos relacionados com o tempo para completar a tarefa de mudança brusca de direção. Foram recrutados 15 jogadores profissionais de um esporte com movimentos multidirecionais (Hurling gaélico) e realizada uma captura de movimento em 3D.

CERTIFICAÇÃO PHAST | Mais de 50% das vagas da Turma 2 preenchidas. Clique na imagem e saiba mais.

Cinco fatores biomecânicos foram significativamente associados com menor tempo de mudança de direção: potência máxima do tornozelo, momento máximo dos flexores plantares do tornozelo, alcance da inclinação lateral da pelve (do contato inicial ao pico de flexão do joelho), rotação lateral máxima do tórax e tempo total de contato com o
solo.

Dessa forma, sugere-se que a capacidade de produzir força explosiva sobre o tornozelo, manter bom controle pélvico e rotação efetiva do tronco estão relacionados com a diminuição do tempo para a realização da tarefa de cutting.

Portanto, o treinamento pliométrico, o trabalho de controle pélvico, e o treinamento da técnica de mudança de direção podem ser úteis para o aprimoramento da tarefa de mudança brusca de direção melhorando a produção de força explosiva no tornozelo e a redução do tempo durante o contato com o solo.

O fisioterapeuta, através da avaliação, pode identificar esses fatores biomecânicos para intervir na habilidade de mudança de direção. O PHAST é uma excelente ferramenta de avaliação fisioterápica que ajuda a guiar o raciocínio clínico do fisioterapeuta no contexto preventivo. Ficou interessado em saber como o PHAST funciona?

Baixe GRATUITAMENTE o PHAST App (iOS e Android)

Explore mais

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato com a equipe Phast