Quais exercícios geram maior ativação muscular dos isquiossurais?

Compartilhe:

O estiramento dos isquiossurais representa aproximadamente 12 a 24% de todas as lesões no esporte (Woods et al., 2004; Yamamoto et al., 1993). Essas lesões podem ser decorrentes do treinamento desproporcional dos isquiossurais comparado ao quadríceps, o qual gera uma menor relação de força entre eles (Baratta et al., 1988).

Treinar mais o quadríceps pode inibir a coativação dos músculos isquiossurais, reduzindo a estabilidade articular e aumentando a tração tibial anterior (Hewett et al., 2001; Kvist et al., 2001).

O treinamento de resistência dos isquiossurais é uma intervenção importante na prevenção de lesões musculares e do ligamento cruzado anterior (LCA), mas, para isso, é necessário saber como fazê-lo (Croisier et al., 2002; Coole et al., 1987). Existem diversos exercícios que geram a ativação dessa musculatura, mas pouco se sabe quais são os mais efetivos. Com isso, o estudo de Ebben WP, 2009 avaliou a ativação muscular dos isquiossurais, por meio da eletromiografia, durante 6 exercícios diferentes em 34 atletas (homens e mulheres).

Os exercícios selecionados para essa investigação foram aqueles mais frequentemente utilizados no treinamento dos músculos posteriores, sendo eles: Squat, Seated Leg Curl, Stiff Leg Dead Lift, Single Leg Stiff Leg Dead Lift, Good Morning e Russian Curl. Cada voluntário realizou duas repetições em amplitude de movimento completa com sua carga pré-selecionada de 6RM.

Os achados do estudo foram:

– Maior ativação muscular dos isquiossurais durante os exercícios Russian Curl (98.0%) e Seated Leg Curl (81.0%).

– Menor ativação muscular dos isquiossurais durante os exercícios Squat (27.0%) e Good Morning (43.0%).

– A ativação muscular em resposta a esses exercícios não foi diferente entre homens e mulheres.

Além disso, o estudo traz algumas considerações em relação ao quadríceps e a razão de ativação isquiossurais-quadríceps:

– Alta ativação muscular do quadríceps durante o exercício Squat (74.0%)

– Maior relação isquiossurais-quadríceps durante os exercícios Russian Curl (29.14%) e Seated Leg Curl (17.45%), indicando que há menos coativação do quadríceps.

– As mulheres apresentaram menores relações de ativação isquiossurais-quadríceps independentemente do tipo de exercício, indicando que há menos coativação de isquiossurais e que o treinamento dessa musculatura deve ser ainda mais preconizado.

Portanto, se faz necessário o entendimento de quais exercícios são os melhores para serem utilizados no treinamento de resistência dos isquiossurais para que haja um melhor resultado, podendo ainda auxiliar na prevenção de lesão.

Lembrando que, antes de um planejamento de treino é necessário a realização de uma boa avaliação com base nos princípios de individualidade e especificidade do seu atleta.

Veja como o APP PHAST pode te ajudar nisso, baixe e ganhe 3 avaliações!

Explore mais

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato com a equipe Phast