Quer se manter ativo? Veja as recomendações da OMS!

Compartilhe:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todos os países estabeleçam diretrizes nacionais e definam metas de atividade física. Neste ano, a diretriz mundial foi atualizada e demonstrada por Bull et al., 2020. As recomendações são sobre a frequência, duração e intensidade dos exercícios e os tipos de atividade física e seus benefícios para as crianças, adultos e idosos. 

Recomendações para crianças e adolescentes (5 – 17 anos):

Atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular de intensidade moderada a vigorosa por pelo menos 60 minutos ao dia e 3x na semana. O tempo frente a telas deve ser limitado.

Benefícios: melhora da aptidão física, da cognição, da saúde mental, saúde óssea e redução de adiposidade. 

Recomendações para adultos (18 – 64 anos):

Maior frequência dos treinos aeróbios, seguidos pelos de força. A intensidade deve ser moderada por pelo menos 150 – 300 minutos na semana ou intensidade vigorosa por 75 – 150 minutos por semana.

– Benefícios: Melhora da saúde mental, da cognição e do sono. Diminuição da incidência de diabetes tipo II e hipertensão arterial, além de prevenir alguns tipos de cânceres. Com isso, redução da mortalidade. 

Recomendações para idosos (65 ou + anos):

Preferencialmente treinos aeróbios com a intensidade moderada por pelo menos 150 – 300 minutos na semana ou intensidade vigorosa por 75 – 150 minutos por semana.

Além dos benefícios citados para os adultos, a atividade física para os idosos ajuda a diminuir o risco de quedas e o declínio da saúde óssea e capacidade funcional.

As recomendações afirmam a importância da atividade física regular para a saúde e para redução de comportamentos sedentários. Os benefícios advêm da prática de qualquer atividade física e isso se aplica a pessoas de todas as idades. Além disso, se os países adotarem essas diretrizes, haverá ganhos de saúde significativos e economia de custos para os sistemas de saúde.

Agora, é hora de trabalhar para garantir e apoiar a adoção e implementação dessas novas diretrizes globais para um futuro mais saudável e ativo em todo o mundo. Faça sua parte, seja um indivíduo fisicamente ativo!

Explore mais

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato com a equipe Phast